Luka Stepan : Entrevista sobre os FIRST 36

Conte-nos um pouco sobre você e sua equipe.

Somos um estúdio de design chamado GIGO Design, com sede em Ljubljana, na Eslovênia. É uma equipe de aproximadamente 11 membros de diferentes horizontes. Grande parte deles trabalha na concepção de produtos, e estão fortemente envolvidos nesse projeto no ambiente do departamento de pesquisa.

Luka Stepan

Você pode nos dizer brevemente o que significa GIGO?

GIGO significa « Garbage In Garbage Out », na verdade, trabalhamos para obter os dados relevantes da entrada para chegar a um design eficiente, econômico e razoável.

Esse processo foi aplicado ao novo First?

Para o desenvolvimento do First 36, adotamos uma abordagem bastante "cocriativa" envolvendo os usuários durante todo o processo. Para isso, realizamos uma pesquisa aprofundada com os usuários no início do projeto, tentando entender suas expectativas; A partir desses dados, construímos um modelo, depois continuamos com o desenvolvimento com esses mesmos usuários. Por exemplo, construímos uma posição de direção de escala 1. Em suma, novas abordagens foram exaustivamente testadas antes de se comprometer com o resultado final da concepção.

Você faz parte da grande equipe que trabalhou neste navio. Você pode nos contar um pouco mais sobre isso?

Acho que eles são uma das melhores equipes que você pode imaginar. O fato de reunir todas essas competências mostra a responsabilidade de cada um em manter a marca First onde ela deve estar.

É o seu primeiro projeto náutico?

Não, colaboramos com a Seascape desde a concepção do 27SE. Então, trabalhamos em 24, 14, 27 e agora no primeiro 36.

Como 36 é diferente de 27?

Os dois navios são muito diferentes. Sendo o 27 um barco "pequeno", tivemos que otimizar o espaço graças a soluções engenhosas. Assumimos algumas ideias, mas o objetivo era totalmente diferente para o 36: tratava-se de obter o maior conforto possível para os usuários, respeitando o objetivo da eficiência.

E como eles fizeram isso?

Fundamentalmente, não há detalhes supérfluos. Você só encontrará neste navio o que tem que haver, nem mais nem menos.

Que tipo de experiência você tinha em mente quando concebeu este barco?

Queríamos que o barco fosse eficaz em todos os cenários, por isso tinha que poder passar rapidamente de um uso muito desportivo para um uso relativamente simples, depois para algo mais familiar, mas também ter a possibilidade de ser usado por uma única pessoa, etc. Procurámos pensar em todos os que utilizam este barco, desde crianças a adultos – há que ter atenção aos detalhes.

Você pode nos dizer em poucas palavras o que a marca First representa?

Eu diria que a marca First representa a vela na sua mais pura essência.

O que o First moderno deve oferecer?

Acho que deve ser fácil de usar acima de tudo: na navegação, mas também fundeado ou a bordo. Deve ser prático, funcional, para que você possa se concentrar na experiência real da navegação.

Na sua opinião, qual é a característica essencial do novo First?

Diria que é a união entre o exterior e o interior, sobretudo a flexibilidade dos interiores. Passamos muito tempo entendendo como as pessoas usam o barco quando estão dentro de casa, o que nos mostrou que existem alguns equívocos no setor.

« Então eu acho que o First 36 traz algo diferente quando se trata de aproveitar o seu tempo a bordo. »

Conte-nos também sobre o resultado dessa gestão.

Uma das principais inovações do First 36 é o banheiro. Passamos muito tempo determinando o tipo de banheiro que as pessoas realmente precisam e o espaço que ele deve ocupar. Integramos vários elementos que economizam espaço, de modo que sua pegada no habitáculo é muito menor. Isso permite mais espaço para lugares habitáveis.

Por que essa configuração é específica?

Queríamos encontrar uma maneira de reorganizar as cabines, salão e cozinha. O ponto específico vem da posição do banheiro. Pensámos muito na qualidade do espaço, e as instalações sanitárias estão geralmente localizadas na zona mais qualitativa do navio. Por isso, mudamos para uma área onde é sempre utilizável, mas onde não ocupa o melhor espaço no barco.

Como o 36 é diferente da concorrência?

Acho que o 36 oferece mais flexibilidade do que os outros barcos. Certamente não é um navio de uso único. A pesquisa aprofundada que realizamos antes de iniciar o processo de concepção nos disse que os barcos não são usados ​​para regata ou para férias e cruzeiros – na verdade, é uma combinação dos três. E o 36 procura situar-se nesta posição ideal, onde não compromete nenhum destes usos mas contribui com algo novo, algo extra, seja qual for a utilização do momento.

O novo Primeiro em uma frase?

« O novo First é o veleiro de alto desempenho mais fácil de usar. »

Publicado em 10.08.2023